Todo programa executado é armazenado temporariamente na memória RAM do computador. Porém, há uma desvantagem nesse processo: a leitura e a escrita de dados no HD da máquina são muito mais lentas do que o processo equivalente na memória física. Para que o desempenho do computador não diminua, basta ter muita memória RAM disponível.
Mas antes de sair comprando qualquer uma das opções disponíveis no mercado, há alguns pontos que devem se verificados. Listamos abaixo o que achamos importante saber antes da compra.
1. Quantos GB de RAM eu preciso?
A resposta depende do uso que você fará do computador. Para desktops, usados em tarefas rotineiras, como acessar a internet, é recomendado ter, pelo menos, 2 GB de RAM. Caso o computador seja usado para tarefas que exijam mais performance, como a compilação de programas e edição de áudio, é recomendado ter pelo menos 4 GB. Mas se o assunto for games é melhor não economizar e instalar até 6 GB de RAM.
Note também que sistemas operacionais (SO) de 32 bits reconhecem, no máximo, até 4 GB de RAM. Portanto, para usar mais memória do que isso, o usuário deve instalar um SO de 64 bits.
2. Formatos de RAM
DDR, DDR2, DDR3, SDRAM, So-Dimm, etc. Esses nomes costumam confundir o usuário antes da compra. Consulte sempre o manual da sua placa-mãe para saber qual é o formato compatível com ela.
3. Frequência e Voltagem
Quanto mais alta a frequência do pente de memória, maior é o desempenho dele. Porém, antes de comprar aquela memória de 1.600 MHz, é necessário verificar se a placa-mãe do seu computador suporta esse tipo de RAM.
Caso a frequência da memória seja superior à suportada pela placa, a RAM funcionará com uma performance inferior.
Se o pente de memória tiver frequência inferior à suportada pela placa-mãe, o sistema como um todo perderá em desempenho, já que estará trabalhando abaixo do seu limite.
4. Latência
Dessa vez, a regra é inversa: quanto menor o valor, melhor. Afinal, a latência é o tempo que a memória leva para acessar determinado dado. Portanto, quanto menor o tempo de latência, mais rápido a memória responderá e enviará dados aos demais componentes de hardware.
5. Quantidade de pentes instalados
Quanto mais simples, melhor. Se estiver em dúvida quanto a comprar quatro pentes de 1 GB ou dois de 2 GB, opte pelo menor número de pentes. A razão é simples: é menos “custoso”, para a placa-mãe, gerenciar dois pentes de memória, do que quatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário