domingo, 31 de julho de 2011

GAMES: Primeiro a vender mais de 100 milhões de unidades no mundo, Game Boy faz 22 anos nos EUA



 Em 1989, a Nintendo já era uma das maiores empresas de games do mundo, graças ao grande sucesso do NES (Nintendo Entertainment System, um videogame lançado pela Nintendo em 1983. É o 8º console mais vendido de todos os tempos). Nesse ano, a companhia resolveu voltar ao mercado de games portáteis, lançando um de seus videogames de maior vendagem: o Game Boy.
  Esse não era o primeiro videogame portátil lançado pela Nintendo - já havia feito isso com a série Game & Watch. Porém o Game Boy inovava, pois usava cartuchos. A companhia fez de tudo para produzir um aparelho barato e que consumisse pouca energia. Esses dois fatores foram decisivos para vencer os concorrentes Lynx, da Atari, e Game Gear, da Sega, mesmo estes tendo uma tela colorida (o Game Boy nasceu preto-e-branco).
 O aparelho saiu primeiro no Japão, em 21 de abril, e, nos Estados Unidos, veio em 31 de julho, junto com "Tetris". A decisão de encartar quebra-cabeça criado por Alexey Pajitnov se mostrou acertada, e o aparelho vendeu um milhão de unidades em poucas semanas nos Estados Unidos.

   Depois dos blocos, os monstros de bolso

  Mas nem "Tetris" conseguiu garantir um sucesso duradouro para o aparelho, e quando as vendas estavam praticamente estagnadas, surgiu, em 1996, "Pokémon", o monstrinho dos ovos de ouro da Nintendo (hoje, é a franquia de maior sucesso da empresa, perdendo apenas para a série "Mario"). O game de treinar monstrinhos virou um fenômeno cultural e deu um novo gás para o videogame.
  Assim, no ano 2000, o portátil foi o primeiro videogame a vender 100 milhões de unidades. No final, mais de 118 milhões do Game Boy, incluindo as varações Pocket e Color, saíram das prateleiras no mundo todo. Atualmente, seus jogos podem ser revisitados no serviço Virtual Console do Nintendo 3DS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário